Como escrever descrições de produtos que vendem
Uma descrição do produto é a copywriting de marketing que explica o que é um produto e por que vale a pena comprar.
O objetivo de uma descrição do produto é fornecer aos clientes informações importantes sobre os recursos e benefícios do produto, para que desperte o desejo de comprar.
No entanto, empresários e profissionais de marketing são suscetíveis a um erro muito comum que surge ao escrever descrições de produtos. Às vezes, até redatores profissionais fazem isso: escrevendo descrições de produtos que simplesmente descrevem seus produtos.
Por que isso está errado? Ótimas descrições de produtos precisam aumentar a taxa de conversão vendendo seus produtos para pessoas reais, não apenas atuando como distribuidores de informações prontas para os mecanismos de pesquisa (embora a otimização de mecanismos de pesquisa não possa ser uma reflexão tardia, é claro) .
Vamos dar uma olhada em algumas maneiras simples de convencer os visitantes da sua loja on-line com descrições de produtos que vendem.
Como escrever descrições de produtos que vendem
1. Concentre-se no seu comprador ideal
Quando você escreve uma descrição do produto para um grande número de compradores em mente, suas descrições se tornam pouco eficazes e você acaba não abordando ninguém.
As melhores descrições de produtos direcionam seu público-alvo direta e pessoalmente. Você faz e responde perguntas como se estivesse conversando com elas. Você escolhe as palavras que seu comprador ideal usa. Você usa a palavra você.
Quando se trata de escrever suas próprias descrições de produtos, comece imaginando o seu comprador ideal. Que tipo de humor ele ou ela aprecia (se houver)? Que palavras ele usa? Que palavras ele odeia? Ele está bem com palavras como ruim? Que perguntas ele faz para você responder?
Considere como você falaria com seu comprador ideal se estivesse vendendo seu produto pessoalmente. Agora, tente incorporar esse idioma ao seu site de comércio eletrônico para que você possa ter uma conversa on-line semelhante que toque mais profundamente.
2. Seduzir com benefícios
Quando vendemos nossos próprios produtos, ficamos entusiasmados com as características e especificações de cada produto. Vivemos e respiramos nossa empresa, nosso site e nossos produtos.
O problema é que nossos compradores em potencial não estão tão interessados em recursos e especificações convencionais. Eles querem saber o que há para eles, como abordará seus maiores pontos problemáticos. É por isso que você precisa destacar os benefícios de cada recurso.
Considere o benefício de cada um dos seus recursos. Como o seu produto faz para que seus clientes se sintam mais felizes, mais saudáveis ou mais produtivos? Quais problemas, falhas e aborrecimentos o seu produto ajuda a resolver?
Não venda apenas um produto, venda uma experiência.
3. Evite frases sim, sim
Quando estamos presos a palavras e não sabemos mais o que adicionar à descrição do produto, geralmente adicionamos algo sem graça como "excelente qualidade do produto".
Essa é uma frase sim, sim. Assim que um potencial comprador lê excelente qualidade do produto, ele pensa, sim, sim, é claro; é o que todo mundo diz. Já ouviu alguém descrever a qualidade de seus produtos como média, não tão boa ou até ruim?
Você fica menos persuasivo quando seu potencial comprador lê a descrição do produto e começa a dizer sim, sim a si mesmos. Para evitar essa reação, seja o mais específico possível. Descreva cada detalhe técnico mais seu benefício.
Os detalhes do produto agregam credibilidade. Detalhes do produto vendem seu produto. Você nunca pode incluir muitos detalhes técnicos nas descrições dos seus produtos. Seja específico.
4. Justifique usando superlativos
Os superlativos parecem sem sinceridade, a menos que você prove claramente por que seu produto é o melhor, o mais fácil ou o mais avançado.
A Amazon explica por que o Kindle Paperwhite é o leitor eletrônico mais avançado do mundo.
A palavra patenteada dá ao leitor a impressão de que isso é algo especial. A Amazon continua citando várias porcentagens para mostrar por que o Paperwhite tem melhor contraste e resolução brilhante; e oferece um grande benefício: mesmo sob luz solar intensa, o Paperwhite oferece texto e imagens nítidos e claros, sem brilho.
Se o seu produto é realmente o melhor, forneça uma prova específica do porquê. Caso contrário, reduza a copy do produto ou cite um cliente que diz que ele é o mais maravilhoso que já usou.
5. Apele à imaginação de seus leitores
Pesquisas científicas provaram que, se as pessoas têm um produto em suas mãos, seu desejo de possuí-lo aumenta.
Como você está vendendo on-line, seus visitantes da internet não podem tocar em seus produtos. Fotos ou vídeos grandes e nítidos podem ajudar, mas também há um truque de redação para aumentar o desejo: deixe seu leitor imaginar como seria ser o dono do seu produto.
Para praticar essa técnica de redação, inicie uma frase com a palavra imagine e termine sua frase (ou parágrafo), explicando como o leitor se sentirá ao possuir e usar seu produto.
6. Corte barreiras racionais com mini-histórias
A inclusão de mini-histórias nas descrições de seus produtos reduz as barreiras racionais contra as técnicas de persuasão. Em outras palavras, esquecemos que estamos sendo forçados a comprar.
Quando se trata de contar uma história sobre seus produtos, pergunte-se:
- Quem está fabricando o produto?
- O que inspirou a criação do produto?
- Quais obstáculos você precisou superar para desenvolver o produto?
- Como o produto foi testado?
7. Seduza com palavras sensoriais
Os restaurantes sabem disso há muito tempo: as palavras sensoriais aumentam as vendas, porque envolvem mais poder de processamento cerebral.
Adjetivos são palavras complicadas. Geralmente, eles não adicionam significado às suas frases e é melhor excluí-las. No entanto, adjetivos sensoriais são palavras poderosas, porque fazem seu leitor experimentar sua copy durante a leitura.
Deixe seus leitores deslumbrados com descrições vívidas de produtos. Pense em palavras como aveludada, suave, nítida e brilhante.
8. Estimular com prova social
Quando os visitantes da internet não sabem ao certo qual produto comprar, eles procuram sugestões sobre o que comprar. Eles costumam ser influenciados a comprar um produto com o maior número de críticas positivas. A maioria dos compradores é atraída por comprar algo popular.
9. Torne sua descrição digitalizável
Seu web design incentiva os visitantes da internet a ler as descrições de seus produtos?
Criar as descrições dos produtos com um design claro e digitalizável facilita a leitura e atrai mais os clientes em potencial.
Aqui estão algumas áreas para se concentrar ao projetar o seu:
- Aliciar seu visitante da web com manchetes;
- Use pontos de marcador fáceis de digitalizar;
- Inclua bastante espaço em branco;
- Aumente o tamanho da fonte para promover a legibilidade.
Uma descrição atraente do produto sempre pagará de volta
Compartilhe seu conhecimento sobre o seu produto. Conte histórias e explique até os mínimos detalhes. Faça um esforço para não ser chato e, em vez disso, encante seus visitantes com descrições sedutoras. Acima de tudo, escreva com entusiasmo, porque sua paixão por seus produtos é contagiosa.