Dropshipping - O que é, quais os benefícios e como funciona
O que é dropshipping?
O termo dropshipping nasceu da união de 2 palavras: drop, que significa largar, e shipping, que pode ser traduzida como envio. Conhecendo essa origem fica muito mais fácil entender a utilidade da técnica para as lojas virtuais: basicamente, deixar a entrega e o estoque dos produtos por conta de outra empresa.
Com o dropshipping, o lojista (dono do e-commerce ou marketplace) faz a venda do produto e envia a ordem de compra dessa transação para o fornecedor parceiro. É o fornecedor quem vai enviar o item para o cliente em nome da loja virtual ou marketplace, que tem como lucro a diferença entre o preço cobrado do cliente e aquele cobrado pelo fornecedor parceiro. Dessa forma, o contratante desta modalidade atua como intermediário e não precisa manipular ou ter acesso ao produto.
Se você ainda não tinha ouvido falar a respeito dessa técnica, é bem possível que ache que ela é relativamente nova. Mas, na verdade, não é bem assim. Canais de TV e até algumas estações de rádio já usavam esse modelo de gestão de logística há muitos anos, oferecendo em sua programação alguns produtos que podiam ser comprados pelo telefone.
Quais os benefícios?
A essa altura, você deve estar se perguntando se vale mesmo a pena apostar nesse tipo de técnica para os negócios e quais são os reais benefícios do dropshipping, certo? Pois fique de olho para esclarecer essas dúvidas de uma vez por todas!
No caso dos lojistas, o dropshipping é uma ótima pedida, pois faz com que o empreendedor não tenha que investir em um gigantesco estoque de produtos antes de colocar a mão na massa.
O baixo custo é uma das características mais atrativas do dropshipping. O fato de não contar com uma loja física ou virtual, que implica altos custos fixos (aluguel, empregados, seguros e inventário), os fornecedores podem vender seus produtos através de lojas virtuais e marketplaces parceiros que cuidam da etapa on-line junto aos clientes.
É muito mais fácil começar seu negócio on-line
Se sua empresa não precisa lidar fisicamente com os produtos a serem entregues, o processo de vendas fica bem mais facilitado. Afinal de contas, depois da venda, sua parte da operação se resumirá a observar números e dar continuidade ao ciclo, gerando mais e mais vendas.
Garantia de flexibilidade regional
Não existem armazéns disponíveis onde você mora? O preço do aluguel é muito caro? É difícil cuidar da logística de envio na região onde você trabalha? Com o sistema de dropshipping, nada disso é problema.
É uma possibilidade de oferecer um leque maior de produtos
Como você não precisa ter o produto em mãos para ofertar, fica mais fácil vender alguns itens menos procurados, de nicho, criando até mesmo a possibilidade de testar alguns novos mercados e novos mix de produtos para sua loja virtual.
É fácil de escalar seu negócio
Quem tem uma empresa tradicional sabe bem que, se o negócio dobra ou triplica de tamanho, é preciso dobrar ou triplicar o investimento. Já no caso de uma marca que funciona com o modelo dropshipping, essa conta costuma fechar mais facilmente.
Isso acontece porque, no caso de crescimento acentuado, a parte de estoque e logística pode ser repassada sem problemas para os fornecedores (atuais ou novos), desde que deem conta das demandas. Aliás, você pode entender um pouco mais sobre escalabilidade de negócio conferindo nosso post sobre a diferença entre lucratividade e rentabilidade.
E como funciona?
Gostou de tudo que falamos até aqui e já está pensando em aplicar essa técnica em sua loja virtual? Antes, entenda um pouco mais sobre como o dropshipping funciona na prática!
A escolha dos fornecedores
Primeiramente, você deve escolher os melhores fornecedores de determinado produto, levando em conta não apenas o preço cobrado por eles mas também a qualidade da entrega e até de seu monitoramento de estoque e envio.
A oferta para o usuário
Escolhido o fornecedor, ele vai mostrar as respectivas quantidade que você pode colocar à venda na sua loja virtual ou marketplace de acordo com o produto e, em alguns casos vai sugerir preço de venda. Como tudo acontece em tempo real, quando um cliente realiza determinada compra, o pedido é automaticamente processado por sua loja virtual ou marketplace, depois basta você enviar o pedido de compra para o fornecedor e ele vai gerar a fatura.
Do fornecedor para o cliente
A parte de empacotamento dos produtos e envio para o cliente fica por conta do fornecedor, que ainda é o responsável por gerar o código de rastreamento do envio para sua empresa.
Em caso de retorno
Caso um cliente precise trocar ou devolver a compra, quase todo o processo de retorno também fica por conta do fornecedor, menos, é claro, o contato com esse cliente, que é sempre responsabilidade da loja virtual. Lembre-se: o estoque e o envio são invisíveis!
Por fim, é bom deixar claro que, em todo processo de compra e venda por meio de técnicas de dropshipping, o lado do fornecedor é invisível para o consumidor. Para ele, desde o momento da compra até a hora em que recebe o produto em casa, só a sua marca esteve presente na transação. Por isso, é extremamente importante encontrar parceiros comprometidos, que zelarão pelo nome da sua empresa no mercado.
Pronto! Agora que você já sabe o que é dropshipping e como isso pode ajudar a impulsionar seu negócio, ou até a tirá-lo do papel! Que tal procurar alguns parceiros comerciais e colocar logo a mão na massa?